20/08

Arembepe, um paraíso em Camaçari Ba

Arembepe é um distrito de Camaçari, município que abriga belas praias e um dos maiores polos petroquímicos do país. A praia de Arembepe fica localizada a uns 30 km de Salvador e o acesso é possível pela via cascalheira ou pela Linha Verde, estrada que liga Salvador a Aracaju.

Lá encontramos a mais famosa aldeia hippie do Brasil, sua beleza já encantou personalidades como Mick Jagger, Janis Joplin e os Novos Baianos, que lá fizeram longas estadas durante os anos 60. As décadas passaram, o milênio virou e a badalação na aldeia terminou, contudo, meio século após os primeiros hippies chegarem ao local, cerca de 30 a 40 pessoas ainda vivem na aldeia, mantendo vivo o espírito de paz, amor, liberdade e harmonia com a natureza. Em sua maioria, são artesãos, músicos, escritores e artistas diversos, que têm no local o paraíso que não encontram nos centros das metrópoles.

Várias cabanas rústicas se espalham por uma área cercada pela lagoa do Rio Capivara e pelas piscinas naturais formadas pelos recifes da praia.

A aldeia possui algumas casas espalhadas pelo enorme terreno. São espécies de bangalôs, com algumas garrafas de vidro no lugar dos tijolos, e outras feitas de madeira, barro ou palha. Quem chega no local pode alugar barracas disponíveis em algumas das casas, e quem não tem como pagar em dinheiro, paga em trabalho. Lá já possui água encanada e energia elétrica, porém não é todo dia que o abastecimento está regular. Por isso, eletrodomésticos são quase inexistentes, e todo o serviço que precisa ser feito, de construção de casas até a manutenção da rede elétrica, é realizado pelos próprios moradores.

A praia, além de possuir águas cristalinas, também abriga uma das mais importantes iniciativas de proteção ambiental do Brasil, o Projeto Tamar, com áreas cercadas para proteção aos ovos das tartarugas marinhas.

O passeio a Arembepe vale a pena, tanto pelo clima de paz, quanto pelas diferentes opções de lazer que o lugar oferece.

Fonte:

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2019/04/12/visitada-por-mick-jagger-e-janis-joplin-aldeia-hippie-de-arembepe-faz-50-anos-e-mantem-viva-a-filosofia-da-paz-e-amor.ghtml

https://www.ibahia.com/festival-de-arembepe/detalhe/noticia/festival-de-arembepe-aldeia-hippie-e-tema-da-festa-e-recebe-show-de-novos-baianos/